terça-feira, 29 de março de 2011

Dicionário de LAVRÊS-PORTUGUÊS(Aula número vinte e sete)

Olá e muito boa noite, a todos vocês meus queridos e distintos(tinto,rosé,verde ou branco,tanto me faz desde que o copo de vinho esteja cheio)
Sejam bem-vindos a mais uma sempre grande(em tamanho pois está claro),optima e excelente aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS, que parece-me que é aquela ,que vem antes do vinte e oito e depois do vinte seis ,que esperem lá eu fazer as contas, 28-1=26+1«=» 27 = 27 ou seja como nem a matemática engana esta será a aula número vinte sete
E está agora a chegar aquele momento chato e massudo,em que eu venho para aqui comentar a actualidade do nosso país,e não não venho falar da demissão do engenheiro josé socrates do cargo de primeiro ministro(quase que este senhor era engenheiro,quase que conseguia promologar o pec 4,quase que tornava o mandarim como lingua oficial de Portugal(dáda a quantidade de dividas públicas que vendeu á china),quase que chefiava mais um mandato até ao fim)(resumindo, este senhor está agora realmente com um nome á medida do que fez enquanto estava a chefiar portugal,ou seja , quase primeiro ministro)
Uma das notícias que me deixou a pensar foi a de que: o famoso autor e cantor de músicas pimba, que popularizou muitos êxitos músicais, entre os quais o grande"eu tenho dois amores",disse á revista tv 7 dias ,que cada vez que recebe aplausos no fim de uma actuação fica completamente excitado,até que enfim está explicado,o porquê de ele ter uma voz tão vá ..digamos horrivel,é que aquilo que nós ouvimos não é a voz dele, a cantar mas sim ele a ter um orgasmo,á e já agora marco paulo deixo-te aqui uma recomendação,vê-la se sacass da internet o programa que reproduz os aplausos de uma plateia,vá para aqueles noites em que tu te sintas assim mais sozinho.
Outra das notícias que me agradou ler e por isso vou aqui comentar, foi que está para muito breve ,o regreso ao grande ecrã da minha apresentadora preferida ou seja júlia pinheiro(será que não se lembraram dela para o sporting),e desta vez não irá haver velhinhas a contar como correu a sua primeira vez ,nem transsexuais a comentar o porquê de quereremm brincar ao carnaval o ano todo,mas mesmo assim este programa não deixará de ter o seu lado humanitário ,já que será um programa que se vai chamar pesos pesados, onde 20 pessoas com peso a mais(vá gordas,balofas,cheias,inchadas,que bebem água demais(pois porque se bebessem cerveja não havia barriga...))(eu tentei não chamar estes nomes ás pessoas,mas se elas próprias vão para a televisão mostrar as suas reservas de gordura,porque é que eu não posso dizer o que penso)vão para televisão, com o intuito de perderem uns kilos e com isso lutarem por um prémio final,que ainda não se sabe qual é, mas eu quase que advinho que será uma balança nova.....(as antigas rebentavam todas,só pesavam até aos 130 kilos)
Eu acho que os dez pares(de 2) de concorrentes já estam escolhidos,mas eu acho que deviam de abrir uma vaga, a um par especial ,que eu acho que ia dar algum certo mediatismo glamour ao programa, eu falo nem mais nem menos dos jogadores do sporting MANICHE e CANEIRA.
E voltando ao que realmente tem algum interesse ou seja a mais uma aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS
Hoje a palavra que vos vou aqui traduzir,será também quase uma novidade para mim ,já que soube da sua existência e do seu significado bem á pouco tempo(desde já agrdeço á senhora Deolinda neto,por me ter ajudado a descobrir esta palavra usada antigamente em LAVRE)
A palavra é CARREIRA que significa:jornal
(não a carreira,não é a "caminete"da carreira,nem nenhum elemento da familia do tony nem nada disso é mesmo jornal)
Exemplo:Tenho que ir á do Senhor Agostinho a ver se ele ainda tem lá a carreira "abola"
Então amanha vamos ao berbigão a que horas?não sei mas espera lá que eu vejo já aqui, na carreira, na secção das marés, a que horas é que vale apena agente ir.
E porque este post, ainda não tem um nível reduzido o suficiente de piada, deixo-vos aqui mais uma: se um tremor de terra tambem se diz terramoto ,porque é que tsunami não se pode tambem dizer moto de água?
E pronto como agora este post está pronto a fazer inveja á secura existente num deserto vou da-lo por terminado
E será que esta foi a ultima aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS?
Epá se continuarem a haver carreiras, para que possa de lá retirar algumas notícias acho que não.

4 comentários:

  1. Eu também sou de Lavre e fui aí criada até aos 15 anos, embora já lá não esteja há 54 anos, «tenho presentemente 69 anos», mas nunca ouvi chamar carreira ao jornal, sempre lhe ouvi chamar jornal, só se foi no tempo da minha bisavó,ou até trisavó, mas se fosse assim, hoje já não existe ninguém que tenha vivido nessa altura, para que possa confirmar isso.

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de me identificar ao enviar o comentário que acabei de enviar sobre o sinónimo do jornal, como tal, vou fazê-lo agora:
    Belmira Batista Coelho

    ResponderEliminar
  3. Ahaha, muito bom xD

    Por acaso até conhecia o termo "carreira" alusivo a jornal!

    ResponderEliminar
  4. O que é que o Sr.Nuno Bernardo quer dizer com esse Ahaha! é sarcasmo? só prova falta de educação e cultura, o que já não me admira que conheça esse termo «carreira» para identificar o jornal.
    Pelo que estou a aperceber-me, em Lavre há cerca de 60 anos havia mais civilização, assim como, respeito uns para com os outros, pelo que estou a aperceber-me, o que hoje não existe, lamento profundamente e tenho pena que tal aconteça. Pois Lavre é e será sempre a minha terra.

    ResponderEliminar