segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dicionário de LAVRÊS-PORTUGUÊS(Aula número Trinta e seis)

Boa noite a todos vocês pessoas que gostam de ler,e de dar uma segunda oportunidade,a quem merece(ou então têm a máxima "a esperança é a ultima a morrer" e pensam que isto algum dia vai ser interessante)!
Sejam apartir de agora bem-vindos a mais uma aula sem graça(mas de graça) de LAVRÊS-PORTUGUÊS que se a memória não me falha é já a número três duzias ,vá a trinta e seis.
E sem mais demoras queria-vos desde já avisar ,que a partir deste momento chega aquela fase em que este post tem pouco mais interesse que a casa dos segredos,ou seja é aquela altura em que falo sobre algumas notícias interessantes do mundo.
A primeira noticia que a aqui vos vou falar,veja-mos não é bem uma notícia recente assim á primeira vista...mas acaba por ser assim surpreendentemente...senão vejamos:
-O Primeiro ministro em Portugal como todos sabem é o senhor Passos coelho,que tem vindo a fazer cortes em tudo o que é sitio,o que supostamente deveria causar só pobreza e despedimentos em massa(esta vai toda exportada para Itália)...mas por muito surpreendente que possa parecer ,ouve uma profissão que sofreu, com isto tudo um grande aumento de procura..foram sem mais nem menos os Amolas tesouras..é que com tanto corte,alguem tem que por as tesouras sempre prontas a funcionar.
A segunda notícia vem directamente da Ucrânia(país que tem o maior indice de traumatismos ucranianos do mundo) onde foi construida uma casa,sim daquelas que têm paredes,chão;neste caso para ser mais preciso o chão era de uma material que tem um aroma bem fresco.. pois o ciMENTO...e não de azulejos(pois porque eles podiam-se azuleijar no pavimento do chão.),janelas,portas,telhado e o mais importante de tudo canalização,sim aquela coisa,que os homens que para alem de canalizarem a água tambem canalizam a dor,metem nas casas,e isto não tinha nada de interessante,se nesta casa as canalizações tivessem sido feitas,apenas para a água quente e para a água fria..pois é que nesta casa foi construido uma outra canalização para nem mais nem menos que vodka,e a desculpa do dono quando foi entrevistado foi esta:eu sou um homem que tem algumas feridas e o alcool na Ucrânia é muito caro e por isso decidi canalizar vodka.
E pronto,mas se fosse eu o dono tinha dito:eu depois de ler a notícia,que beber água que contenha na sua composição um alto teor a estroncio,provoca perturbações na nossa orientação sexual e torna-nos assim mais para o amricados ou afeminados,e sabendo que a explosão nuclear de chernobil foi aqui tão perto..não é de fiar continuar a beber muita água.
Eu ainda queria também aqui deixar algumas sugestões de liquidos dos quais deveria de existir canalização,seriam elas:
-A cerveja(bebida aloirada,ou preta que tem mais borbulhas que um rapaz de 13 anos com acne,que é tambem muito utilizado para evitar a ressaca.)
-O moscatel(bebida fabricada nas provincias, do lugar a qual a sua composição é muito rica já que é Douro e de setúbal, cidade onde existem mais provas de atletismo e fogos de articio em Portugal(tiros,ambulancias e bombas).
E va também poderia haver de: - tantum verde (bebida que faz tantum o bem como mal,que serve para buchecar a boca de manhã,e assim evitava o desperdicio de montes de embalagens plasticas)
E regressando novamente ao que vos tráz aqui,ou seja a mais uma brilhante(apaguem la a luz e verifiquem-la, a ver se não estão ainda ler a aula no escuro) aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS,hoje a expressão que vou aqui traduzir é "ESTRAVILHO",que significa:
ter um determinado hábito,algo que faz usualmente.
EXEMPLOS: -Rui vai te la calçar,nunca mais perdes o ESTRAVILHO de andar descalço cá em casa!
- Borralho,toma lá o moscatel que pediste,mas a ver se perdes o ESTRAVILHO de só beberes moscatel que isso fica mais caro.
E agora chegamos áquela parte em que escrevo aqui mais um "DIZER DOS ANTIGOS" o dizer de hoje é:"A oliveira tem muitas olivas"
E vá-la deixa me lá tentar fazer aqui mais uma piada:Há vários tipos de almofadas,e eu prefiro aquelas de penas,mas outros prefrem as almofadas dos dentes.
E pronto está na hora de ir ver se janto,e se oiço mais uma partida para uma prova de atletismo,por isso dou por aqui encerrado mais um post.
E será que esta foi a ultima aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS?
Acho mesmo que não é que já se tornou ESTRAVILHO eu escrever estas aulas.