quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dicionário de LAVRÊS-PORTUGUÊS(Aula número Trinta e três)

Muito boa noite,a todos vocês ,meus sempre assiduos(não faltem muito, senão depois chumbam por faltas...)e espectaculares(os colares é para se ter ao pescoço,não para se andar ai a ver se se espetam em algum lado)leitores.
É com muito gosto que estou aqui de novo presente hoje, no centésimo trigésimo nono(139) dia do ano, pronto a escrever mais uma,sempre muito brilhante(é melhor irem desde já, colocar uns óculos escuros) aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS que parece-me,que se aprendi bem a contar na escola primária será já a número 33.
E pronto acho que chegou aquela altura em que é autorizado ,aos leitores mais exigentes, que se ausentem, durante uns minutos, enquanto eu escrevo aqui sobre algumas das notícias mais interessantes da nossa actualidade.
Em primeiro lugar, vou-vos falar de uma notícia que vem directamente de um país que não é fantasia, ou seja israel.
Neste lindo país houve um casal que depois de uma noite de bubadeira(só pode mesmo,ninguem dà este nome a uma filha) e com inveja da Lúciana abreu e do Yannick djaló,resolveu dar á sua filha um nome ainda mais controverso do que a Lyonce viktória,
resolveu chamar a sua filha de LIKE,em homenagem ao grande FACEBOOK (livro da cara),dizem que é um nome que fica no ouvido e que não sai da cabeça das pessoas.
E eu não discordo com eles mas, só não queria era estar no lugar desta criança,quando for grande,e se fosse aos pais dela,fazia-lhe já um seguro de saúde,é que se cada pessoa que a vir lhe for carregar no corpo,como se de um botão de gosto se tratasse ela vai precisar de muitas consultas e medicamentos.
E como eu gosto de ajudar os meus leitores,aqui vai uma pequena ajuda para aqueles que estão indecisos nos nomes que hão-de dar ás suas crianças:
-FMI:nome também bizarro , simples e que de certeza não sairá tão depressa da cabeça dos portugueses.
-Piolho:nome simples e que por razões várias também não sai da cabeça de certas pessoas.
E por último:-Corno:nome também simples,e que por uma razão ou outra não sai da cabeça de certa gente,e desde já,é também uma protecção,porque se esta criança já os tem,no futuro não lhos poêm.
A segunda notícia que vou aqui comentar é que na cidade do Porto mais própriamente no Sea life,no dia 23 de Maio vai-se realizar, uma exposição para comemorar o dia da Tartaruga,que tem como intuito,dar a conhecer a vida e habitat das diferentes espécies de tartarugas e também de ajudar os portugueses a viverem mais ao estilo da velocidade da tartaruga,ajustando-se assim à lenta evolução da economia portuguesa.
Eu até acho uma boa ideia, mas se o Sea life queria ajudar o portugues a viver conforme a actual velocidade da economia portuguesa,deviam era de fazer uma exposição sim do colibri,porque como a direcção da locumoção desta ave a nossa economia também está a andar para trás.
E regressando novamente ao que vos trás aqui,ou seja a mais uma aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS,hoje a expressão que vou aqui traduzir é
"DÊM O POMBO AO HOMEM" que significa:Vá sim tens razão,vá fica lá com a tua que fico com a minha,sim ganhas-teé já chega.
Exemplo:Rui eu já te estou farta de dizer que se eu entrar num post do teu blog,ele vai ter muitas mais visitas,opá "DÊM O POMBO AO HOMEM" ANA SOUSA.
Aha Borralho eu avisei-te que te ia ganhar na meia maratona,va "DÊ O POMBO AO HOMEM",mas quero a desforra.
E agora chegamos aquela parte eu que escrevo aqui mais um "DIZER DOS ANTIGOS" o dizer de hoje é:"Certos lavrenses não bebem minis, porque elas fazem azia e porque os seguros tão caros,pois porque ao minímo descuido a garrafa da mini pode sempre ser engulida."
E pronto como já vai sendo hábito deixa lá deixar-vos com mais um dos meus ensinamentos.
Sabem qual é a marca de cereais que são feitos á base de peixe? é a NESTUM.
E pronto será que esta será a ultima aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS?
Hmmm não sei se esta será a última aula ou não..mas eu vou já dar esta aula por terminada antes que comecem aqui a cair(espero que não se aleijem) comentários a dizer "DÊM O POMBO AO HOMEM".

terça-feira, 3 de maio de 2011

Dicionário de LAVRÊS-PORTUGUÊS(Aula número Trinta e dois)

Olá e muito boa noite a todos vocês, meus sempre pachorrentos leitores.
Sejam, desde este preciso e exacto(é x-acto mas não corta)momento bem-vindos a mais uma aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS,que se não salto nenhum dedo(pois porque se não fossem os dedos ainda hoje não saberia contar)é já a trigésima segunda aula(32).
E agora chega aquela parte em que o rating(número de pessoas que estão a ler o blog num exacto momento) deste blog é quase tão alto,como o do canal História ás 5h da manhã.Ou seja aquela parte onde eu comento algumas das notícias da nossa actualidade.
Para começar vou-vos falar de uma notícia,que poucas pessoas sabem,que é tipo,o BIN LADEN morreu(HOOOO,até imagino a vossa cara de espanto),eish mas ó rui(pensam vocês) essa notícia se fosse um iogurte, já estava tipo todo empolado, de tanto fora de validade que já está.Mas mesmo assim eu continuo, porque eu venho comentar esta notícia,devido ao aproveitamento que o mundo comercial está a fazer deste acontecimento,imaginem até,que já existe um jogo de computador de nome Kuma War,episódio,Osama 2011,em que nós próprios podemos ser um marine(o irmão da marina mota)e podemos levar a cabo(ou a tenente,ou general)a execução da morte do Bin Laden,assim como se nada fosse.
E eu para continuar com este seguimento, queria desde já deixar aqui umas ideias de acontecimentos que poderiam também dar,bons jogos de entretenimento:
-Caça ao Azevedo:evolução da caça ao tesouro,onde o objectivo é encontrar e repatriar para Portugal o ex-presidente do Benfica,o senhor Vale e azevedo.
-Falar verdade a mentir:Jogo em que temos como objectivo,tentar compreender ,quando estão os nossos políticos a dizer a verdade.Dificuldade do jogo:Elevada.
-Sims 3 consultor de Imagem:Saga do muito aclamado jogo de computador SIMS 3,onde podemos ser nós próprios o Luís (consultor de imagem) do ex-primeiro ministro José Sócrates ,para podermos dizer se ele fica melhor assim,ou assim diante das câmaras televisivas.
A outra notícia que vou aqui comentar(Notícia que pode ferir susceptibilidades, se tem mais de 18 anos continue a ler,se não salte directamente para a frase onde irá encontrar um *.Obrigado) é a que,segundo um estudo polémico realizado nos Estados Unidos,foi finalmente descoberta a cura para a depressão,e ela é sem mais nem menos : O líquido seminal masculino,vulgarmente chamado de esperma.
Pois leram bem, o esperma ajuda a curar a depressão, porque segundo o estudo realizado,as raparigas que praticavam sexo sem protecção tinham menos incidência para a depressão(esta notícia podia muito bem ser, um anúncio de publicidade de uma casa de abortos,ou mesmo de uma nova política imposta pelo governo,para fazer aumentar a taxa de natalidade em Portugal) do que aquelas, que o praticavam com preservativo ou mesmo ,do que aquelas que não o praticavam sequer.
Isto segundo os cientistas explica-se pelo facto de no Liquido seminal masculino, existirem substâncias como o estrogénio e as prostaglandinas,que têm propriedades antidepressivas.(É que é ver o cd do cantor José Malhoa,onde está a música "ajoelhou vai ter que rezar",a chegar a disco de quíntupla platina num instante)
*(é aqui que os leitores com menos de 18 anos devem recomeçar a ler)
E voltando ao que interessa, sejam de novo bem-vindos a mais uma hiper(mercado?) aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS,e a palavra que,vos vou aqui hoje traduzir é ANSABARCAR que significa:Querer tudo só para si,querer chegar a um sitio e ser o centro das atenções,guardar previsões alimentares para o futuro.
Exemplo:Eish ó Borralho,olha lá ali aquele gajo ,está a ANSABARCAR ,vai para ali sozinho com uma grade de minis cheias.
Neto vai lá ali á cooperativa,comprar uma dúzia de latas de atum,5 latas de salsichas e 3 garrafões de água de 5 litros,porque a avó está em retenção(eish ó Borralho ,não abuses das palavras caras,olha que estamos em crise) de custos e isso está tudo em promoção ,e assim a avó aproveita e começa já a ANSABARCAR,porque vem aí muita fome,por causa desta crise.
E vamos la mas é,a mais um DIZER DE DOS ANTIGOS e o dizer de hoje é:"Nunca perguntes as horas a um LAVRENSE porque se perguntares,que horas são?(o carachão?)a nossa resposta é:está na vacaria!"
E vá como o rating agora nestes minutos,a modos que parece-me que subiu,deixa-me lá dizer-vos, aqui mais uma das minhas informações,para manter assim o nível do rating bem em baixo.
Sabem qual é o único animal que quando for para a universidade já tem uma bolsa de estudo?é o canguru.
E como me estão a avisar, que o nosso rating já está no nível desejado vou dar por terminada mais uma aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS.
E será que esta foi última aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS?
Epá acho que não,só se eu não ANSABARCAR palavras suficientes e elas se esgotarem no futuro.