quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicionário de LAVRÊS-PORTUGUÊS(Aula número Trinta e um)

Olá boas tardes a todos vós, meus simpáticos e pacientes(mas eu não sou nenhum médico ,sou apenas uma especie de escritor) leitores!
Desde já...quero me desculpar,por estar aqui de novo,assim num espaço de tempo tão curto,mas é que como na semana passada não consegui escrever nenhum post, porque tive que ir ajudar o coelho da páscoa,compactuando num crime grave de roubo de ovos.(tive que andar a fugir porque fui quase apanhado,quando dei por mim estava a interromper um ménage á trois entre um galo e duas galinhas(uma piriquita não alinha num ménage á trois mas a galinha)) Por isso pensei vir aqui escrever de novo esta semana para colocar o vosso nível de humor assim baixo como eu custumo por!
Por isso sejam bem-vindos a mais uma aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS neste caso (não não é extra conjugal) será aquela,em que o número é uma grande confusão,sim é a número 31!
E vá lá então,chegou a parte em que eu vos dou a conhecer algumas das notícias da nossa actualidade.
A primeira notícia que tenho prazer de comentar, é que este sábado chega a Portugal o submarino com nome arpão(Boa..,brincar á batalha naval no rio tejo até que enfim que deixou de ser uma utopia),o segundo de três(eu acho poucos,deviam de ser alguns 10000,porque da maneira que portugal está,não é só com 3 submarinos que se evita que portugal se afunde e morra afogado)submarinos que o senhor ex-ministro da defesa(segurança) Paulo Portas(não sei se foi por ter portas no nome,que o nomearam para segurança de portugal)emcomendou a uma empresa sediada na alemanha.
A segunda notícia que vou aqui comentar, está inserido na minha continua busca,de procurar fazer o melhor serviço púplico possível,por isso de seguida vou aqui colocar a maior palavra que consta no dicionário da lingua portuguesa,a palavra é(cada um de vocês só dispôe de três tentativas para ler esta palavra):pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico,(os penus do pisco precisam de antibiotico?) está palavra que contem um misero número de 46 letras significa: doença pulmonar causada pela inalação de pó dos vulcões ricos em grãos de sílica muito fina.
A aceitação desta palavra no dicionário da lingua portuguesa, está já a criar uma certa indignação e revolta,o que já levou até,as anteriores maiores palavras do dicionário de lingua portuguesa(inconstitucionalissimamente e Otorrinolaringologista de 27 e 22 letras respectivamente) a contratarem um escritor gago na tentativa de conseguirem ultrapassar as 46 letras da nova palavra.
E como eu disse anteriormente eu ando sempre a tentar prestar um bom serviço público,vou também deixar aqui duas palavras que eu acho que também deviam de começar a entrar no dicionário da lingua portuguesa são elas:-joséalergénicosocatrespneumopresidentófobia (doença rara criada pelo ex-primeiro ministro José Sócrates aquando da sua passagem pelo governo)
-pintomaganedófrutawhiskypósarbitrosdacosta(método eficaz de pressuasão inventado pelo senhor Pinto da Costa)
E retornando ao que interessa sejam de novo bem-vindos a mais uma super(cola?,herói?) aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS,e a palavra que vos vou aqui hoje traduzir é DE RANGAMALHO que significa:fazer tudo de qualquer forma,fazer tudo á bruta,fazer algo sem sentido
EXEMPLO:Então borralho já acabaste o teu novo post?sim já acabei!então deixa-me cá ler..!eish ó Borralho a ver se aprendes a escrever,fizeste isto tudo DE RANGAMALHO e eu assim não percebo nada disto.
Ó filho não era suposto tu hoje teres arrumado o quarto como deve de ser? sim mãe eu arrumei..!arrumaste nada,e se arrumaste fizeste-o DE RANGAMALHO
E vamos la "atão" a mais um DIZER DE DOS ANTIGOS e o dizer de hoje é:"ADEGA DO FELICIO E A VACARIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA"
E está a chegar aquela hora tão esperada que é aquela em que eu dou por terminado mais um post,mas antes disso queria só informar-vos que a marca de leite mais usada para pintar as paredes é o uCAL.
E pronto como tenho que ir ver, se vou arrumar as malas pa ir andando para LAVRE,vou dar agora como terminada mais uma aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS.
E será que esta foi a ultima aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS?
Mesmo que as aulas continuem a ser escritas DE RANGAMALHO ,certamente que esta não será a ultima aula.
ps(não é o partido):queria desde já agradecer á menina "ma rap" pela preciosa ajuda prestada em anteriores post's.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dicionário de LAVRÊS-PORTUGUÊS(Aula número Trinta)

Olá boas noites!
A todas as pessoas que entraram neste link só para verificarem que isto não era um virús(não é um virús real,mas tipo eu aviso-vos que podem ficar viciados),e para todos os outros, um muito bom dia de luzes apagadas para todos vós.
E meus grandes e fantásticos leitores sejam desde este preciso momento,bem-vindos a mais uma ...(maldito dicionário de português,que ainda não tem nenhum adjectivo suficientemente completo que dê para caracterizar esta aula)..aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS que neste caso é já, a número,apesar de ainda não ter comprado os comprimidos Artane 2mg(comprimidos para o alzheimer) penso que será já a número 30.
E pronto lá está a chegar aquela parte em que vos informo sobre algumas das novidades mais estapafúrdias que acontecem no nosso mundo.
Como sabem no próximo dia 29 de abril o principe William de Inglaterra irá casar-se com a menina Kate Middleton, e este casamento está-se a transformar numa febre para todos os habitantes de inglaterra,o que está a levar os comerciantes a aproveitarem-se e a inventarem tudo e mais alguma coisa,alusivo ao casamento real.
Imaginem que até que já inventaram:lençois para a cama estampados(estes tiveram mesmo um grande acidente) com fotos em tamanho real dos dois pombinhos(É que há-de ser tudo a ter ménage á trois com os noivos), uma nova cerveja que é feita á base de viagra(esta cerveja deve ter sido patrocinada por alguma empresa de boxers,ou de calças),e inventaram também sacos para o enjoo com as fotos dos noivos estampadas,esta invenção cá para mim foi sem dúvida a melhor,e até eu ,secalhar vou comprar um destes,é que com a quantidade de tempo, que os jornais perdem a falar deste casamento,já começo a ter vontade de utilizar este saquinho já.
Outra das notícias que vou aqui comentar é a de que na Malásia(país onde se fabricam mais malas na ásia) foi criado um reformatório que é destinado, para todos os jovens rapazes dos 13 ao 17 anos que sejam efiminados(vá que sejam maricas,paneleiros,gays,virados),e este reformatório serve para, segundo a notícia curar estes jovens da doença da homossexualidade, neste reformatório seram-lhes dadas aulas de educção física,(quase que aposto que o basquetebol não será um dos desportos efectuados)religião e haverá um tutor(ouvi dizer que convidaram o zézé camarinha,mas que ele recusou,porque disse que não se sentia bem no meio de tantas bichas) que lhes irá ensinar a controlar a sua masculinidade!
Estes meninos imagino eu, devem de ir estar instalados em quartos individuais,com posters da pamela anderson nua colados na parede,com guarda fato em que so haverá boxers largos,e
fardas da tropa e com uma casa de banho privativa sem sanita,para que aprendam a mijar de pé,e com sabonete liquido ,para prevenir que não hajam agachamentos estranhos com desculpa de terem ido apanhar o sabonete.
E o almoço deve de ir ser servido num buffet self service,para que os rapazes não possam ter a tentação de se auto convidarem para irem servir á mesa.
Voltando de novo ao motivo por qual estou aqui a escrever este post,sejam bem-vindos a mais uma sempre muito culta e instruida aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS,hoje a palavra que vos vou aqui traduzir é sem mais demoras,ESCRAVELONA,(se for para a mulher),ESCRAVELÃO(se for para o homem) que significa:pessoa arrogante,ruim,bruta ou que aleija alguem
EXEMPLOS:Mara não respondas assim não é, foste muito ESCRAVELONA para o teu irmão!
Então e olha lá colega como é que te correu o encontro com a tal amiga ontem?olha ela foi um bocado ESCRAVELONAao início,mas depois acabou por correr tudo do melhor.
E querendo tornar este momento, já numa tradição,vou desde já passar a escrever mais um DIZER DOS ANTIGOS e o grande dizer de hoje é:MENINOS NÃO MEXAM NO LUME QUE DEPOIS Á NOITE MIJAM NA CAMA
E pronto deixa-me lá arruinar por completo a qualidade deste post com mais uma das minhas sempre grandes informações:Sabem qual é a terra de portugal que mais visito todas as noites?
É a CAMINHA!
E anto parece que chegou aquela hora(é sempre ás oito e tal certinhas) em que dou por terminada mais uma aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS.
E será que foi desta que terminou a praga, que são estas aulas de LAVRÊS-PORTUGUÊS?
Epá eu sou tão escravelão e teimoso que ainda não é hoje que estas aulas terminam.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dicionário de LAVRÊS-PORTUGUÊS(Aula número vinte e nove)

Olá muito boas noites a todos vocês meus persistentes e fantásticos(espero que não sejam apenas 4) leitores.
Sejam desde já, bem-vindos(com a quantidade de vezes que eu utilizo o nome do seu marido ,a senhora Benvinda qualquer dia poê-me um processo em cima),a mais uma sempre culta,e instruída aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS.Que parece-me que é já a número twenty-nine(em inglês),vingt-neuf(em françês)ou vinte e nove(em português,de portugal porque se for em português alterado,pode ser vintxi novê,binte e nove ou até vînte nove)!
E chegamos desde já,aquela parte,em que aula sim,aula não,normalmente,eu custumo falar daquela pessoa, que como grande descendente da Grécia que é ,e tendo inveja dos seus conterrâneos decidiu chamar também para PORTUGAL o FMI,falo claro do grande ex-primeiro ministro josé sócrates(o seu tetra,ou penta ou sei lá avô era filósofo grego,..ou não),ou seja á parte onde eu comento as notícias da actualidade!
A notícia que aqui hoje vou comentar, foi uma que quando a li fiquei assim boquiaberto.
Vejam lá que segundo um estudo feito pela universidade federal do Rio de janeiro, a obra músical ‘Quinta Sinfonia’* de Beethoven destrui-o 20% das células cancerígenas existentes numa paciente com cancro da mama(mama de orgão da mulher,e não daquela que o josé socrates anda a praticar utilizando o nosso dinheiro).(*eu sabia que a peça era fantástica e poderosa,mas não sabia que era tão poderosa ao ponto de, quando expostas á sua sonoridade,fosse levar as células que nos matam a nós humanos a cometer o suicídio!)
E agora desde já deixo a aqui a sugestão de músicas que poderiam tornar ainda mais efectivo o combate contra as células cancerigenas:
- Deixei tudo por ela(a voz do zé cabra acho que tem poder mais que suficiente para matar mais de 20 %das células)
- filhos do dragão(não é bem a letra da musica em si,mas é mais os seus interpretes,porque se são capazes de destruir casas do benfica,não haveriam também de ser capazes de destruir por completo umas simples células?)
-That's what friends are for (Dionne Warwick),não conhecem,?pois eu também não, mas se o primeiro ministro josé socrates(segundo a tvi24) churou ao ouvi-la no comício do ps, imaginem o que esta música poderá fazer no combate contra umas simples células!
E regressando ao que realmente interessa ou seja a mais uma sempre farta(só se for de letras e bocejos) aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS,hoje a palavra que eu aqui vos vou traduzir é:ESQUELOTÊRA que sigifica:cafeteira(segundo informção do leitor pedro ramos) ou carro velho(segundo informação do leitor sérgio ferreira)
Exemplo:Avó estou cheio de dores de cabeça,você tem ai algum comprimido que arranje?
Ó neto passa-me lá ai antes a ESQUELOTÊRA que a avó prepara-te já um cházinho milagroso(mete-se nos copos e depois vem-me para aqui moer o júizo),que é bem melhor para a saúde!
Olha já ali vem o charréu naquele esquelotêra ,que é o seu mini!
E dando continuação ao que comecei na aula passada vou desde já colocar aqui mais um DIZER DOS ANTIGOS o grande dizer de hoje é:"NINGUEM PASSA PELA RUA DA FRENTE SEM SER VISTO"(é ai que moram quase todas as jornalistas(cuscas) lavrenses)
E pronto como eu sou escritor, muito afável para vós, meus leitores queria desde já adocicar-vos a boca com esta seguinte informação:Sabem qual é o gelado que voces comem em quinze minutos?
é o CAR'T DOR
E vá-la então ,deixa-me lá terminar este post porque devido a um apagão aqui no prédio, não á luz eléctrica e a bateria do pc está já a dar sinal de estar apenas nos 5%!
E será que esta foi a ultima aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS?
Hmmm desde que vá tendo aqui em setúbal uma ESQUELOTÊRA,para ir fazendo uns chás para me ir mantendo tranquilo acho que não!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dicionário de LAVRÊS-PORTUGUÊS(Aula número vinte e oito)

Muito boas noites a todos vocês meus simpaticos e grandes leitores.(vou propor todos vocês para candidatos ao nobel da paciência)
Desde já sejam bem-vindos a mais uma elucidativa e didáctica(4-4-3,ou o losango são sem dúvida as melhores)aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS que se os arábes(sim foram eles que descobriram os números como conhecemos hoje)e a minha professora da primeira classe não se enganaram,será já a número vinte e oito!(como o tempo passa rápido,ainde me lembro como se fosse ontem do dia em que me deu esta pancada e comecei a amontoar e a juntar letras neste blog para escrever a primeira aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS)
E pronto para quem tem problemas de incontinência(quem não tem, pode ir na mesma,porque esta parte é quase tão desinteressante como os festejos, do título do porto no domingo passado) pode desde já ir fazer o seu chichizinho(este segundo foi patrocinado pelo joão baião),porque chegou aquela parte desinteressante,que é aquela em que eu comento algumas notícias da nossa actualidade.
A primeira notícia que vou comentar, apesar de ser com algum desagrado que o faço,é a de que no passado domingo ficou provado que ter arbitros no seu plantel de futebol, dá algum resultado,poque com isso o f.c.porto(só o vinho e torre dos clerigos se safam),sagrou-se campeão nacional no estádio da(sem) luz.
No final da partida a já acima referida equipa ,estava a festejar no centro do relvado e derrepente, puff ,apagaram se as luzes e ligou-se o sistema de rega.
O que se terá sucedido?será que foi a edp que cortou a luz?será que se rebentou um cano?será que foi apenas a demonstração de alguma azia, por parte dos dirigentes do benfica?NÃO..!não se pense se que foi alguma destas opções,foi sim apenas um gesto de desportivismo e grande apreço demonstrado pelo Benfica em relação aos jogadores Porto, já que desligou as luzes apenas e só para que se-lhe cantassem os parabens e ligou a rega para fazer de champanhe(o benfica é generoso mas também não é tanto não é..)
Outras das notícias(que vi na carreira) que me deixou intrigado foi uma em que li, que num colégio de freiras(aquelas mulheres, que se nasceram em agosto fazem mesmo jus ao seu signo) na nossa vizinha espanha, na ilha de formentera,a directora deste referido colégio foi detida(há como é possivel uma freira ter cometido algum crime,era suposto serem o mais parecido com santas que devia de existir na terra)por suposto envolvimento numa rede(esta foi literalmente apanhada pela rede)de prostitutas(á algumas destas que são anti-transportes publicos,preferem antes a boleia.)traficantes de droga.
Para mim o crime não foi assim tão grave a senhora apenas queria dar trabalho, a mulheres desfavorecidas e procurar nas drogas algum modo de viajar(trip) até ao céu para se encontrar com deus.!
E agora retornando ao que vos fez realmente aparecerem por aqui por este blog,ou seja(...............desculpem mas não encontro mesmo motivo nenhum para que vosses realmente tenham vindo aqui a este blog)a mais uma aula de LAVRÊS-PORTUGUÊSa expessão que hoje vai aqui ser traduzida é:CAMADA DE TABARDILHA,esta palavra era utilizada antigamente pelos habitantes de LAVRE significa:camada de preguiça.
EXEMPLO:Borralho porque é que não queres vir ali comigo até á adega antiga beber uma garrafa água?
Primeiro porque para beber água fico em casa e segundo porque estou com uma CAMADA DE TABARDILHA que nem te passa pela cabeça
Francisco levanta-te e deixa essa CAMADA DE TABARDILHA nacama que já são horas.
Hoje vou aqui abrir uma nova seccção á qual decidi baptizar de DIZERES DOS ANTIGOS,o primeiro dizer que vou aqui colocar é:MAIS VALE UMA MÃO I(E)NCHADA,QUE UMA ENCHADA NA MÃO(cavar não é?está quieto mas é.)
E pronto para não terminar isto de um modo digno,vou desde já deixar-vos aqui mais uma informação.
Sabem qual é o objecto de decoração mais resistente do mundo?é o espelho que está na casa do josé castelo branco(é que para ainda não se ter partido é preciso ser mesmo muito resistente)
E pronto como já não sei mais o que escrever vou dar por terminado mais uma aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS
E será que esta foi finalmente a última aula de LAVRÊS-PORTUGUÊS?hmm cá paraa mim parece-me que não.
Só me atacar assim uma forte CAMADA DE TABARDILHA.